NÚCLEO DE ANTIGOS-ALUNOS DO COLÉGIO SANTO INÁCIO
Rua São Clemente 226 / 22260-000 Rio de Janeiro - RJ / BRASIL
tel. (21)2537-8646 / fax (21)2266-5367
"âncora": Prof.Vicente Paim


história do csi
Santo Inácio
o núcleo
cadastramento
fotos-recordações
infoCSI
serviço
fotos do csi
espiritualidade
ex-alunos
você mudou?
pessoas & fatos
opiniões
novos alunos



volta ao início

CANTORES DE DEUS

o que aconteceu
Missa de Páscoa do Antigo-Aluno e Missa das Mães (10/5/98); Igreja cheia; antes da bênção final, um grupo de crianças/adolescentes é chamado e coloca-se em frente ao altar; os Cantores de Deus, de meninos e meninas do Morro Dona Marta, coordenados por Fábio Ferreira (violão), Rodrigo Belchior (flauta), Rodrigo Pitanga (bateria) e Irmã Glória, homenageiam as mães; emoção; aplausos, muitos, mas muitos mesmo, aplausos, de pé!

o que acontece

Favela Santa Marta, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ; altitude: aproximadamente 300m acima do nível do mar; população estimada: de 8.000 a 12.000 habitantes; 1.500 barracos. A comunidade contabiliza algumas melhorias: vielas cimentadas, 50% dos barracos em alvenaria, água e energia elétrica em algumas partes. Falta muito: estender água e luz, melhorar e implantar uma rede de esgotos, a coleta de lixo, melhorar os acessos. Por outro lado, o contexto de violência que permeia a cidade destrói também a comunidade. O mal o usa para fazer com que o jovem morador da favela tente fugir da realidade calamitosa. Estes, por não terem maturidade suficiente para enfrentar seus conflitos e problemas gerados por famílias desestruturadas, subemprego, falta de perspectiva procuram refúgio em contravalores.
Desde 1976 as Irmãs do Bom Conselho atuam na Pastoral da Favela Santa Marta. Irmã Glória, há 10 anos. A Pastoral visa "o homem como um todo". Somam esforços para amenizar a miséria moral e espiritual. Visitam barracos. Sentam no chão. Ouvem pessoas. Aceitam tomar um cafezinho. Há barracos de um só cômodo, onde as crianças presenciam a vida conjugal dos pais. Em alguns, não é possível ler a Bíblia nem falar do Amor de Deus. O trabalho é mais preventivo que corretivo. A Pastoral tenta mostrar "o lado positivo da vida", "o mistério da vida", "a beleza da vida". Procura também desviar o jovem da armadilha do consumismo que está por toda parte. É uma luta contra a ambição desregrada de sempre se "ter" cada vez mais, a todo custo, e que envolve o homem e fecha-o aos valores evangélicos e à comunhão solidária e fraterna com os irmãos.

A Pastoral conta com uma equipe de adolescentes. São jovens moradores na favela que são preparados para colaborar na catequese. Já está nascendo um Grupo Jovem, com vinte membros! Esta catequese se amplia. Atualmente, 100 crianças de 5 a 12 anos e 50 de 13 a 17 anos têm encontros de catequese, de perseverança, de Primeira Eucaristia. Mas é preciso ressaltar: os monitores são jovens voluntários da própria favela! Além de aulas de religião, há inglês, datilografia, música, esportes, corte e costura, bordado, tricô, croché e culinária. É o desejo de dar àquelas crianças uma motivação, um incentivo para os estudos e descobertas de novos horizontes. E aí nasceu os "CANTORES DE DEUS". A experiência tem sido ótima. O coral não só anima as celebrações locais como também se apresenta em vários lugares, já tendo participado da Missa Dominical transmitida pela TVE. E é motivo de orgulho ter os músicos também filhos da favela do Dona Marta. Apesar do contexto, são pessoas que souberam "escolher a melhor parte". Temos certeza que a Pastoral e as atividades oferecidas cumprem um papel fundamental no encaminhamento e abertura de novas perspectivas para os adolescentes da favela. A preocupação prioritária é a ressocialização positiva em contraponto aos descaminhos da marginalização. Apesar da dificuldade financeira dos moradores, mas não sendo este o fator mais importante, sempre se ressalta que a miséria maior é a falta do conhecimento do Amor de Deus, da esperança.
  

o que pode acontecer
Por isso, a ajuda de qualquer pessoa para este trabalho é bem-vinda. As colaborações podem ser a mais simples: destinar um tempinho da própria vida para visitas, um convívio, uma palestra; material de papelaria (cola, papéis, lápis etc); camisetas etc. Pode também ser um convite para uma apresentação do Coral - atenção, senhores empresários: que tal uma festa de confraternização na sua empresa com a apresentação do Coral? Patrocinar um passeio para estes jovens à Quinta da Boa Vista, ao Jardim Zoológico, ao Museu Nacional. Ceder um campo de futebol, uma quadra de esportes, uma piscina para um dia de lazer. E ... bem, os leitores são criativos e podem colaborar também na programação! Os contatos podem ser feitos com Irmã Glória - Rua São Clemente 250 casa 19 - 22260-000 Rio de Janeiro - RJ; deixando recados na Portaria do CSI; pelo telefone (21)539-8631 às 2as., 3as. e 5as.-feiras, a partir das 17h.
Ajuda financeira: depósito na Caixa Econômica Federal, agência 1343 operação 013 (depósito em caderneta de poupança),
conta 01755192-7 - Luiza Fernandes de Souza (Irmã Glória).

"Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos,
a mim o fizestes."
(Mt 25,40)